segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Paulista de coração .... ou seria Pedrano?


Quase todo mundo sabe que o nome de nosso Estado veio de uma escola criada pelo Padre José de Anchieta. Essa escola serviu para fazer o contato entre os indígenas que já moravam aqui, e os portugueses que estavam chegando.

Tudo bem, mas por que não era escola São Pedro ou qualquer outro santo? Por que motivo foram escolher bem o tal do Paulo? O primeiro motivo é bem simples, ela foi fundada no dia deste santo. Mas isso também não responde nada, ela foi fundada nesse dia porque escolheram que fosse.

A escolha pelo nome São Paulo, vem por causa do mesmo Paulo lá da bíblia. Logo depois da morte de Jesus os discípulos ficaram com medo de serem mortos também e se esconderam. Mesmo depois de tomar coragem e começar a levar sua fé adiante, todos eles ficavam ali na região de Jerusalém.

Havia um tal de Saulo que perseguia os cristãos, mas depois de ter uma visão acabou querendo entrar para o grupinho deles. Mudou então, seu nome para Paulo. Acontece que todo mundo tinha medo dele, afinal, dias antes ele era um assassino de cristãos. Desta forma ele decidiu que, ao invés de falar de sua fé em Jerusalém, ele ia contar sua história para todo o Império Romano, que ocupava 3 continentes (Europa, Ásia e África).

A escola que Anchieta estava criando tinha lá suas semelhança com Paulo: ao invés de ensinar aos portugueses, atravessaram o mar para ensinar os índios daqui. Então, ninguém melhor para simbolizar isso do que o nosso amigo Paulinho, ou São Paulo para os menos íntimos.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário