segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

506 anos de história e somente 6 presidentes no Brasil!?


506 Anos de História, somente 6 presidentes eleitos pelo povo governaram o Brasil.

Eu sei que isso pode parecer muito estranho, mas é verdade. Em 506 anos, divididos por 4 anos de cada mandato, daria para termos eleito 126 presidentes. Mas apenas 6 foram eleitos. Se você duvida, vamos acompanhar um pouco de nossa história. Os Estados Unidos, por exemplo, já tiveram 43 presidentes eleitos pelo povo.

De 1500 até 1822 o Brasil era colônia, ou seja, pertencia a Portugal. Logo não tinha eleição. Quando a independência é feita quem assume é o filho do antigo rei, claro, sem voto. A república começa em 1889, agora era a hora de começar a votar em presidente, certo? Errado! Os dois primeiros presidentes não foram eleitos, apenas ficaram no poder por serem do exército, Marechal Deodoro da Fonseca e depois Marechal Floriano Peixoto.

Mas aí começaram as eleições. Então o povo votava, não é mesmo? Não! Apenas os homens podiam votar, e somente os alfabetizados. Mas como parte da população era ex- escravo e nunca tinha ido para a escola e outra parte imigrante e mal falava português, apenas 3% da população podia votar. Para piorar o voto era aberto, ou seja, você chegava para um juiz e dizia o nome de alguém e ele anotava o seu voto.

Em 1930 Getúlio Vargas sobe ao poder pela força e cria o voto universal para homens e mulheres. Mas, ao mesmo tempo, ele se agarra no poder e fica por 15 anos seguidos como presidente. Sem eleição.
Temos então o primeiro presidente eleito por todo o povo, Dutra. O segundo foi o próprio Getúlio Vargas, em 1950. O terceiro foi Juscelino Kubistchek. O Quarto foi Jânio Quadros, mas ele ficou menos de um ano no poder e o seu vice nem pôde assumir. Então ocorreu regime militar. Os presidentes eram escolhidos pelo exército, o povo só ficava sabendo de última hora quem seria o novo presidente.

Depois disso sabe qual foi o primeiro presidente eleito? O Collor, pois é, aquele mesmo do impeachment. E o Sarney, alguns podem dizer. Ele era vice do Tancredo que não foi eleito pelo povo. E o Itamar? Ele era vice do Collor. Bem, se o Collor foi o quarto presidente eleito a realmente governar (mesmo tendo ficado menos de 2 anos como presidente) Fernando Henrique foi o quinto. 4 anos depois, ele novamente.

O nosso atual presidente Lula é então o sexto eleito por todo o povo brasileiro e que governa o país.

Sabe o que isso significa? Que a nossa democracia ainda está nascendo. E saiba que você pode ser parte muito importante para que ela exista de verdade. E não é só na hora do voto não, é a cada momento.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário