segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Conflito de Olhares

Jesuítas x Indígenas
Nesta seção, já falamos sobre a fundação do Colégio de São Paulo, pelo padre José de Anchieta. Um dos motivos pelo qual essa escola deu tão certo, a ponto de conseguir a convivência pacífica entre padres e índios, foi uma gramática. Isso mesmo, José de Anchieta criou regras e dicionários para a língua que os indígenas falavam, criando o chamado “tupi-guarani”.



Mas não basta saber falar a língua de alguém para conseguir entendê-la. Veja a seguir alguns dos principais problemas que eles tinham para se entender.

Religião: Os portugueses eram monoteístas (acreditavam em um deus só), mas os indígenas eram politeístas (acreditam em vários deuses). Ora, os índios não viam problema em cultuar o deus dos portugueses, só não entendiam o que sai ganhando alguém com um deus só, se dá pra se ter vários deuses.

Casamento: Os portugueses queriam que os indígenas casassem com uma única mulher (monogamia), só que muitos grupos indígenas estavam acostumados a um sistema de “grande família”. Ao invés de casamento, os homens e mulheres dormiam na mesma casa e tinham relações entre si. Quando um menino nascia, ele era filho de todos da aldeia. Os índios achavam isso muito mais prático, afinal, no sistema português, se o pai e a mãe morressem, quem tomaria conta da criança?

Moradias: Os portugueses queriam ensinar os indígenas a construir casas de pedra. Pode-se demorar anos para construir uma, mas ela durará séculos. Acontece que os indígenas preferiam continuar com suas ocas. Em três dias construíam uma, e se ela durava poucos anos, tudo bem, depois era só construir outra de novo em pouco tempo. Faziam até uma festança para construir a casa nova.

Outros aspectos interessantes é que os indígenas achavam muito estranhas aquelas figuras de preto andando de lá para cá, conversando com uma caixinha preta. Os padres de batina sempre liam a Bíblia em voz alta. Para os indígenas, quando se andava era para chegar em algum lugar, e quando se falava era para conversar com alguém. Ou seja, aquilo era visto como loucura.

Para os índio o fato de os padres quererem que os eles tivessem uma esposa só, era descabido, pois os próprios padres não casavam!

Seja como for, foi preciso muita convivência para que eles conseguissem se entender.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

Um comentário:

  1. Leandro, você já leu o livro do jornalista Leandro Narloch "Guia politicamente incorreto da História do Brasil"? Se leu, qual sua opinião sobre o livro? Abraço.

    Ana Cesar

    ResponderExcluir