segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dúzia? Por que não uma trêzia?


Dúzia!? Porque não uma trezia de ovos?
Você já parou para se perguntar por que motivo o único número que tem apelido é o 12? Todo mundo chama de dúzia... Por que os outros números não têm esse privilégio? Não existe a ‘onzia’ e nem a ‘trezia’.

O motivo é muito antigo, mas muito antigo mesmo, tem mais de 6000 anos. Um povo chamado mesopotâmico é que inventou a Matemática. Ela foi criada para contar bois. Como eles domesticaram esses animais, precisavam de uma forma de saber se a quantidade dos que saíam para o pasto era a mesma dos que voltavam.

Por isso, a cada vaca que saía, colocavam uma pedrinha e um saco, e de noite, quando voltavam, a cada uma que entrava, tiravam a pedra do saco. Se o saco ficasse vazio, então quer dizer que nenhuma vaca tinha se perdido.

Mas quem tinha muito gado não gostava da idéia, era muito pesado carregar mil pedras no saco. Por isso inventaram um sistema: a cada 6 pedras, eles trocavam por uma pedra colorida. Da mesma forma que a gente faz com as dezenas e unidades, a cada 10 unidades, trocamos por uma dezena.

E de onde tiraram o número 6? Das mãos. Até 5, eles sabiam contar nos dedos, a partir do 6 não dava mais.

O mais interessante é que tudo o que eles criavam eles contavam de 6 em 6 ou de 12 em 12. E até hoje a gente usa essa contagem deles, com a dúzia ou meia dúzia.

Quer ver? O que se conta em dúzia?

Frutas e ovos, é porque eles inventaram a agricultura.

Os meses do ano? Eles foram os primeiros a utilizar o calendário. Eram 6 meses de chuva, quando não plantavam e 6 meses de sol, quando dava para plantar.

As horas do dia? Eles foram os primeiros a medir a passagem do tempo, eram 6 horas para a manhã, 6 para a tarde, 6 para a noite e 6 para a madrugada.

E o que mais? Fica aqui então um desafio, tente descobrir o que mais a gente conta de 6 em 6 . Com certeza tem a ver com os mesopotâmicos.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

5 comentários:

  1. Os 6 dias de trabalho sendo que 1 é de descanso.

    ResponderExcluir
  2. Não explicou nada... "A cada 6 pedras eles trocavam por uma colorida", sim, e o que tem a ver com o número de 12 ovos? Nada. O que tem a ver o 6 com os 5 dedos? Também nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram pelas falange dos dedos, cada dedo tem 3 falanges, e o polegar era uliziado como contador, na outra mão eles utilizavam cada dedo como uma marcação, logo, 12x5=60 (falangens x dedos da mão oposta)

      Tinham como bases os números 6 e 12. Então faz sentido para as horas (12) e minutos (60), e tbm para os meses do ano.

      Já nos aprendemos pelo sistema arábico, com base 10, por isso na escola vc usa os 10 dedos da mão numa contagem única. Enfim, é muita coisa kkkkk

      Estude esse povo, certamente n ouviu muito na escola, e tem umo misterioso motivo pra isso, descubra vc mesmo!

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, povo sumerico. Eles deram início a muita coisa do q se tem hj.

      Excluir