segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que é uma república

O que é uma república?
A história do Brasil é dividida em três fases: Colônia - até 1822; Império - até 1889 e a partir de então, a república. Mas aqui não falarei disso.
Mais ou menos dois milênios antes do Brasil ser descoberto, os romanos eram um grupo de pastores agrupados em uma pequena cidade chamada Roma. Essa cidade era governada por outro povo, os Etruscos.
Assim como o Brasil era colônia de Portugal, Roma era colônia dos Etruscos. Quem governava Roma eram reis etruscos, mandados para cumprir essa função.


Em determinado momento, os habitantes dessa cidade se revoltaram contra isso, venceram os reis etruscos e aí começou um novo problema. Como fazer para governar essa cidade? Eles poderiam escolher um rei Romano. Mas estavam cansados da monarquia, ou seja, apenas o rei governando.

Resolveram então inventar uma nova forma de governo onde todos seriam donos da cidade e todos teriam o direito de governá-la. E chamaram isso de “Coisa de Todos”, que em latim é “Rés=coisa e Pública=de todos” ou seja, a República.

Escolheram um grupo de pessoas mais idosas para governar a cidade, e chamaram esse grupo de Senado ( o nome vem de “senil” = velho ) . Para que esse grupo não mandasse em tudo sozinho, havia eleições para escolher pessoas das tribos que compunham Roma. Cada tribo elegia o seu “Tribuno”, que ajuda a governar e julgava quem ia contra a vontade do povo, de onde surgem os “Tribunais”.

A república Romana até que deu certo por um tempo, mas depois ela acabou sendo dominada pelos generais do exército que receberam o título de imperadores.

Mas o importante é sempre lembrar que a idéia básica de uma república é que NÓS somos donos do país. Uma escola pública, por exemplo, não é uma escola sem dono. É uma escola que tem milhares de donos, todos nós. Enquanto o Brasil for uma república, ele será de todos nós, sendo assim cabe a cada um cuidar dele, assim como cuida de seu próprio lar.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário