segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que o Thiago Lacerda, o James Bonde e o Jacó têm em comum?

Origem dos Nomes
O que o Tiago Lacerda, o James Bonde e o Jacó têm em comum?
Pode parecer estranho, mas Tiago, James e Jacó são o mesmo nome. É isso mesmo. Todos eles vêm do nome hebraico Jacó, filho de Isaac e neto de Abraão. Em hebraico, o nome seria Iacov.





Acontece que um dos discípulos de Jesus se chamava Iacov. Com a mania de chamar as pessoas de santo, ele se tornou o Santo Iacov. O tempo vai passando e logo as pessoas começam a falar apressadamente “Santiacov” e “Santiaco” até que vira “Santiago”. Bem, daí fica fácil de imaginar como Santiago vira São Tiago. Por um processo parecido aconteceu a mesma coisa com Iacov para James.

Mas porque é importante saber a origem dos nomes? Todo nome, quando criado, tinha um significado, não seria legal descobrir o significado do seu? Leandro, por exemplo, vem de Leo (Leão) + Andro (homem), ou seja, o homem Leão. Já minha irmã Mônica, por exemplo, vem de Monos, que significa sozinha ... ela não gostou muito disso.

Eu tive um aluno certa vez que se chamava Vinícius Ouro Augusto. Vinícius significa vitorioso, Ouro, é isso mesmo, Ouro e Augusto significa o Abençoado ... agora vai me dizer se ele não ficou todo metido depois de saber disso?

Felipe vem de Filo (amigo) + Hipo (cavalo), dessa forma seria “Cavaleiro”. Sofia, por exemplo, significa sabedora. Diego vem de Di (dois) + Ego (eu), então seria “Aquele que vale por dois”.

Todo nome que termina com “el” tem alguma coisa a ver com Deus e vem do hebraico. Por exemplo: Daniel (Deus é meu juiz), Rafael (guerreiro de Deus), Israel (homem de Deus) e Eliel (meu Deus é Deus).

Alguns nomes também são inventados do nada. Por exemplo, o poeta Jonathan Swift, ao querer definir o termo "legião de lindas borboletas" criou o nome Vanessa.

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP



autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 26/04/2011)

Um comentário:

  1. Cara Heloisa (última revisora). Creio que foi cometido um grande equívoco ao se referir ao nome "Filipe". A palavra "amigo" em grego é "FILO". O correto é "Filo", a palavra "Felo" não existe! Portanto "F-i-l-i-p-e" se escreve com "i". Felipe é uma grafia incorreta que foi inventada no Brasil.
    Espero que na próxima revisão do texto seja corrigido este erro. Obrigado "Heloesa".

    Att
    Prof. Phillip F. (com i)

    ResponderExcluir