segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Por que Dezembro não é o mês DEZ?


Não é mera coincidência não! O SETEmbro realmente deveria ser o mês sete e DEZembro o mês dez. Na verdade eles eram. O calendário que usamos hoje foi inspirado no calendário romano, criado antes de Cristo.




Esse calendário tinha dez meses. Os primeiros meses tinham o seu nome dedicado a deuses romanos, por exemplo, março vem de Marte. Após o sétimo mês, entretanto, os romanos começavam a chamá-los pelo número:

SETEmbro = mês SETE
OUTUbro = mês OITO
NOVEmbro = mês NOVE
DEZembro = mês DEZ

O Calendário romano passou por várias reformas, especialmente quando entraram em contato com culturas mais evoluídas no campo da contagem do tempo, como os egípcios. Mas foi na época do imperador Otávio Augusto que se resolveu fechar o calendário de forma bem semelhante ao nosso atual (ainda não tinha ano bissexto) .

Mas havia um pequeno problema, como se podem criar dois meses do nada? Bem, com a reformulação do calendário, acabou que esses meses receberam seus nomes em homenagem a Otávio Augusto (Mês de Agosto) e ao seu pai, Júlio César (Mês de Julho).

Até aí tudo bem, mas por que não jogar esses meses para o fim do ano? Uma das possíveis respostas para isso é que Otávio Augusto não queria que esses dois novos meses fossem no inverno (lembrando que no hemisfério norte o inverno é no fim do ano). A questão do inverno era tão grave que o mês de fevereiro tem esse nome originado de febre (o mês da febre - "febrereiro" )

E tem mais. Com o novo calendário os meses teriam 30 ou 31 dias intercalados. Mas Otávio Augusto não queria que nem o seu mês e nem o de seu pai tivessem menos dias do que qualquer outro. Por isso ele pega um dos dias de fevereiro e joga para frente. De modo que julho e agosto são os dois únicos meses seguidos com 31 dias.

Imagina de qual mês se iria tirar o dia sobrando para que os dois meses dos imperadores ficassem com 31? É claro, de fevereiro, quem vai querer que o mês das doenças dure muito?

Inicialmente Publicado na seção "Que História é Essa" do portal AcessaSP

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa em 05/05/2011)

Um comentário: